Prefiro Consórcio

Prefiro Consórcios / Blog / Lance Embutido: O Mito Sobre o Lance Embutido no Consórcio!

Lance Embutido: O Mito Sobre o Lance Embutido no Consórcio!

Grupos de Consórcio com Lance Embutido Maior são Mais Fáceis de Contemplar? Será Mesmo?

 

 

Vem cá, me diz aí, o seu dinheiro é burro ou ele é dinheiro inteligente?
Você nunca parou pra pensar nisso?
Não acha que já está na hora?

Bom, o que significa “Smart Money”, o chamado aqui no Brasil de “Dinheiro Inteligente”?
Basicamente, é quando você usa o seu capital para comprar as coisas da melhor maneira possível, pagando menos juros, se planejando, realizando os seus sonhos sem se endividar.

Para que o seu dinheiro seja inteligente, você não pode pensar como a maioria, não pode se deixar levar por meras noticias ou achismos.

Enquanto isso, o “Dinheiro Burro” ou o “Dumb Money” é aquele que faz tudo errado, é aquele cara, por exemplo, que foi comprar um carro, um apartamento, qualquer coisa, mas não se planejou, por isso, acabou se endividando todo.

É aquele cara que gasta mais do que ganha, que ouve o senso comum e acaba seguindo todas as dicas quentes que ouve por aí.

E isso é, exatamente, o que você não deve fazer como seu dinheiro, sair comprando pela moda, pelo hype, depois se desesperar quando as contas não fecharem no final do mês.

Existe uma frase que eu gosto muito de usar, quando estou ajudando os inscritos ou leitores aqui do blog que diz o seguinte: planejar é decidir de antemão qual é, e como será a sua vitória.

Antes de tomar qualquer decisão importante na sua vida, você deve se planejar, deve parar por um tempo, colocar tudo na ponta do lápis e ver se realmente está fazendo a escolha certa.

E, acima de tudo, você deve saber o que você está fazendo, não vai sair por aí colocando a sua vida financeira em risco, porque o seu vizinho te disse que fazer tal coisa é bom pra você ou porque você viu na televisão que aquilo dá certo.

No final das contas, é isso que vai definir se o seu dinheiro é burro ou se ele é inteligente, agora me diz, qual dos dois você quer ser?

Bom, se você não me conhece, eu me chamo Dan Silva e tenho uma série no meu canal do youtube, onde eu respondo as principais dúvidas dos inscritos, onde eu ajudo você a gastar o seu dinheiro de forma inteligente.

E dando uma olhada nas dúvidas enviadas pelo WhatsApp do canal, eu pude perceber que muitos de vocês tem dúvidas se realmente vale a pena dar um lance embutido em um consórcio.

E essa é uma ótima dúvida, já que seguindo o senso comum, todas as pessoas que entram em contato comigo, acreditam que escolher um grupo de consórcio, onde a administradora permite você ofertar um percentual maior de lance embutido, é melhor, já que assim, você aumentaria as suas chances de ser contemplado

Mas será mesmo que isso é verdade?

Leia esse artigo até o final que você vai descobrir!

Vamos lá, o Marcos me mandou a seguinte pergunta pelo WhatsApp, ah… só lembrando que se você tiver qualquer dúvida sobre consórcios ou finanças no geral, você pode clicar aqui no link que leva diretamente para o meu número pessoal, lá eu te ajudo a fazer as melhores escolhas, tiro qualquer dúvida que você tenha, analiso se o seu grupo de consorcio realmente vale a pena, no geral, estou sempre a sua disposição.

Bom, vamos a pergunta do Marcos então: “Dan, eu estou pensando em entrar em um grupo de consórcios, onde o lance embutido é muito alto (50% do valor da carta de crédito), você acha que assim, as minhas chances de ser contemplado vão aumentar, economicamente isso é vantajoso para mim?
Espero que você possa me ajudar, obrigado pelas dicas!”

Obrigado pela pergunta Marcos!

Mas afinal, o que é esse tal de lance embutido?

Lance embutido o que é? vale a pena?

O lance embutido, nada mais é, do que uma modalidade de lance, totalmente legalizada, que existe no consórcio, onde você retira parte do valor da sua carta de crédito para efetuar um lance.

Isso surgiu, há alguns anos atrás, quando as administradoras de consórcio perceberam que estavam perdendo vários e vários clientes, que queriam fazer uma compra mais inteligente, gastar o seu dinheiro de uma forma melhor, mas que não tinham dinheiro para dar uma entrada ou ofertar um lance já nos primeiros meses.

Ou seja, esses clientes ficavam com medo de serem contemplados só no final dos seus consórcios, logo, acabavam fazendo um empréstimo, pagando juros altíssimos, gastando o seu dinheiro de maneira burra.

Então, para contornar isso, as administradoras acabaram inventando o lance embutido, com a ideia de atender as necessidades desse grupo.

Mas respondendo à pergunta do Marcos, será que se eu entrar em um grupo de consórcios, onde o lance embutido é muito alto, isso vai ser vantajoso pra mim?

Na minha opinião, não!

Muitas administradoras passam essa falsa ilusão de que se você der um lance embutido maior, as suas chances de ser contemplado serão maiores também.

Contudo, não é assim que as coisas funcionam!
Na hora de aplicar isso na prática, essa coisa de lance embutido, pode virar um belo de um pesadelo.

Acompanha meu raciocínio, por exemplo, vamos supor que você entre em um grupo igual o do Marcos, onde é permitido dar um lance embutido de 50%.

Porém, um amigo seu, que não gosta muito dessa coisa de lance embutido, não entende bem, ele entra em um grupo que permite um lance embutido de apenas 10%.

Adivinha, quem será contemplado primeiro?

Pode acreditar, nem um dos dois, isso porque, proporcionalmente, as chances de contemplação são as mesmas, pois todo mundo pode usar o lance embutido, não vai ser só você, outras pessoas que estão no seu grupo também vão usar.

Se o Marcos entrar nesse grupo e ofertar um lance de 50% embutido, todos do seu grupo, vão ofertar também, não concorda?

Assim, vai acontecer um empate entre todas as pessoas que deram esse. Dessa forma, no final das contas, o que realmente vai importar, vai o ser o lance que você vai dar do seu bolso para completar o seu lance embutido.

Por isso, eu digo, te venderam a sua vida toda, essa ilusão de que se você entrar em grupo com um lance embutido maior, você será contemplado mais rápido.

Mas agora, falando em gastar dinheiro de forma inteligente ou de maneira burra.

Já que as chances de ser contemplado são as mesmas, quem você acha que foi mais inteligente nesse caso?
Você, que escolheu um grupo que permite um lance embutido de 50%, ou o seu amigo, que escolheu um grupo que permita só 10%?

É meu caro, como você já deve imaginar, você entrou em uma fria!
Grupos com lances embutidos maiores, custam mais para os consorciados, já que você é obrigado a pegar uma carta de crédito em um valor muito maior para conseguir chegar no preço do seu bem desejado.

Logo, como a taxa de administração é cobrada em cima da carta de crédito contratada no início, no final das contas, você está jogando dinheiro fora.

Por exemplo, vamos supor que você contrate uma carta de crédito de 100 mil reais, para dar 50% do valor em um lance embutido. Assim, no final das contas, o seu poder de compra é de apenas 50 mil, certo?
Contudo, a taxa de administração que você vai pagar, é em cima do valor de 100 mil reais, ou seja, você está dobrando o valor da sua taxa.

Por isso, na minha opinião, não vale a pena entrar em grupos com lances embutidos muito altos, já que eles podem ser prejudiciais para o seu bolso.

É por coisas como essas, que eu sempre digo aqui, fuja dessas dicas quentes, não seja o cara que gasta todo o seu dinheiro de maneira burra, se planeje, pesquise, coloque tudo na ponta do lápis antes de tomar qualquer decisão importante.

Quando se trata de dinheiro, o senso comum, pode te levar a falência!

A minha recomendação para você Marcos e pra todos os outros inscritos do canal “Compra Planejada” e leitores aqui do blog, é fazer o contrário, busque sempre grupos com os menores lances embutidos possíveis.

Dessa forma, você vai estar protegendo o seu patrimônio e fazendo do seu consórcio um dos melhores investimentos da sua vida.

Espero que eu tenha conseguido desmistificar esse mito de que grupos com lances embutidos maiores são melhores para contemplar.

E não se esqueça nunca, afinal, o seu dinheiro é burro ou ele é inteligente?

Se você gostou do vídeo, não deixe de se inscrever no meu canal do youtube, se ficou com qualquer dúvida, pode deixar um comentário aqui mesmo no blog ou me enviar uma mensagem privada pelo WhatsApp, assim como o Marcos.

Muito obrigado pela sua atenção, até semana que vem, com mais dicas aqui sobre Compra Planejada!

Categorias

Veja mais