Prefiro Consórcio

Prefiro Consórcios / Blog / COMO SER CONTEMPLADO MAIS RÁPIDO NO CONSÓRCIO?

COMO SER CONTEMPLADO MAIS RÁPIDO NO CONSÓRCIO?

 

 

Você com certeza sonha ou já sonhou, alguma vez, em pular algumas etapas:

  • Seja no trabalho;
  • Nos estudos;
  • Em esportes;
  • E no seu consórcio isso não seria diferente.

Conseguir a carta de crédito já logo nos primeiros meses é o objetivo da maioria dos consorciados.
No entanto, provavelmente, você já deve ter se dado conta que para atingir alguns objetivos na vida, não têm jeito, não existem atalhos.

E é aí que mora o perigo!
Na euforia de comprar o seu primeiro carro zero, muitas pessoas, acabam não se planejando, optando pelo financiamento, pagando juros altíssimos, tomando um belo prejuízo e ainda colocando sua vida financeira em risco.

E sabe quem fica feliz no final dessa história?

Os grandes bancos, que continuam a ver seus resultados só crescerem, ano a ano. Sendo que grande parte dessa responsabilidade é inteiramente sua.

Isso porque, ainda existe um tabu muito no Brasil quando o assunto é consórcio, muitas pessoas ainda tem medo dessa modalidade por pura falta de conhecimento. Acham que consorcio é perca de tempo, que é algum tipo de pirâmide, que você só é contemplado quando termina de pagar todas as suas parcelas.

Quando, na verdade, o consórcio é uma das melhores alternativas para se construir patrimônio de forma segura e inteligente.

É muito comum que a compra de uma casa ou de um carro, seja o grande sonho da maioria das pessoas.

Mas como sabemos, não é fácil ter esse dinheiro todo à disposição para pagar esses bens à vista.

Porém, você já imaginou se você pudesse parcelar o valor total desse seu sonho, em parcelas que caibam no seu bolso? É exatamente isso que acontece quando você decide aderir um consórcio.

Mas vem cá, eu te entendo, apesar do ideal ser você ter projetos de médio e longo prazo, onde você se projeta para os próximos anos e se prepara com antecedência para sua contemplação. Sempre vai bater aquela euforia de querer ser contemplado logo, de ter a sua própria casa, aquela vontade de comprar um carro novo.

E para isso, existem algumas estratégias que você pode usar para antecipar a sua carta de crédito.

E foi pensando nessas estratégias, que no vídeo de hoje, eu separei pra você algumas dicas valiosas que vão te ajudar dar lances melhores para aumentar as suas chances de ser contemplado.

Então, se você quer descobrir quais são essas dicas, não deixe de ler este artigo até o fim!

Como é Feita a Contemplação no Consórcio?

No consórcio existem duas maneiras de você ser contemplado:

A primeira delas é através das assembleias mensais, onde no mínimo, um consorciado é sorteado para receber a sua carta de crédito e, assim, realizar o seu sonho de comprar o bem desejado.

Já a segunda maneira é através de um lance. E pra deixar bem claro, de uma vez por todas, um lance é um valor que você oferece como forma de antecipar algumas parcelas do consórcio ou amortizar parte do valor das parcelas, mantendo o mesmo prazo que foi estabelecido no seu contrato.

Porém, é muito importante que você preste bastante atenção antes de ofertar qualquer lance, isso porque, cada grupo tem as próprias regras gerais.

Mas como aqui você nunca fica na mão. Eu vou te explicar melhor quais são as principais.

Primeiramente, você precisa saber que existe o lance livre. Nele é aceito qualquer valor ou percentual escolhido pelo consorciado. Ou seja, você pode dar um lance de qualquer valor que você queria.

Entretanto, existe uma coisa que ninguém te fala: nem sempre quem dá o maior lance vence. Isso porque a administradora considera o lance de maior percentual em relação à carta de crédito.

Segue o meu raciocínio:
Vamos supor que você tem uma cota de 200 mil reais em um determinado grupo e que um amigo seu fez uma cota só que de 100 mil reais, certo?

Se vocês dois ofertarem um lance de 20 mil reais, perceba que você está oferecendo 10% do valor da carta de crédito, enquanto, o seu amigo, está ofertando 20%, ou seja, nesse caso, ele seria contemplado e você não.

Outra regra de lance muito usada nas consorciadoras é o lance fixo, onde é estipulado um valor ou um percentual preestabelecido, o qual você pode ofertar.

Esse valor é determinado em contrato e normalmente gira em torno de 25% a 30% do valor da carta de crédito.

Bom, da mesma forma que acontece no caso do lance livre, esse dinheiro sai do seu bolso. Então, muita atenção aqui, não vai se deixar levar pela euforia do momento e ofertar um lance que comprometa a sua reserva de emergência ou a sua renda mensal.

Lembre-se, o nosso objetivo é comprar de forma inteligente, então, todo cuidado é pouco.

Por último, temos o lance embutido, onde o pagamento do lance pode ser feito descontando da própria carta de crédito.

E caso o consorciado não for contemplado, a carta de crédito continuará intacta e ele não precisa pagar o lance.

Porém, muita atenção aqui de novo. Semana passada eu fiz um artigo respondendo uma pergunta de um seguidor que estava com dúvida exatamente nisso, ele não sabia ao certo, se o lance embutido era algo bom ou ruim.

Lá nesse artigo, eu contei o porquê, na minha opinião, você deve fugir de grupos que tenham lances embutidos muito altos.

Então, se você não sabe muito sobre lance embutido ou se está em dúvidas se isso é economicamente viável pra você. Eu recomendo fortemente que você leia, é só clicar aqui neste link.

Agora que você já conhece os principais tipos de lance e sabe que pode, sim, tentar antecipar a sua contemplação do seu consórcio. Vamos as estratégias para determinar o valor do lance ideal.

Primeiramente, eu não posso começar essas dicas sem te falar da importância de ficar atento às assembleias. Isso porque, acompanhar as assembleias é um fator determinante para o sucesso do seu lance.

É nesse momento, que você vai é entender o tamanho do seu grupo, o comportamento dos outros consorciados e, principalmente, compreender as melhor as regras do seu contrato.

Por outro lado, peça ajuda ao seu vendedor, para analisar a média histórica de lances de cada grupo que ele te ofertar, assim você vai conseguir saber qual se encaixa melhor na sua realidade financeira.

Eu, pessoalmente, recomendo que você sempre dê lances de 1,5% a 3% acima da média do grupo que você pretende entrar. Assim, você acaba aumentando, em muito, as suas chances de ser contemplado.

Outro ponto importante aqui, é fugir de grupos novo, isso porque, eles tendem a ser mais concorridos e ter valor médio de lance mais altos.

Da mesma forma, como eu falei na semana passada, você deve correr também, de grupos com lances embutidos muito altos, pois, na grande maioria dos casos, eles te oneraram muito.

O valor médio de um lance é, mais ou menos, de 30% do valor da carta de crédito. Então, se você quer dar um lance abaixo disso, é melhor esperar um pouco, enquanto você analisa o valor das ofertas feitas nos primeiros meses.

Porém, não se assuste, nesse período, as propostas tendem a ser mais altas, como eu disse no começo do vídeo, quem nunca sonhou em pular algumas etapas, não é?

Muitas pessoas ingressam no consórcio já planejando o lance, desde o começo. Então, a minha recomendação é que caso você também pretenda fazer isso, é melhor procurar por um grupo que já está em andamento.

Lances de 30% a 50% têm boas chances de serem contemplados, sendo assim, são sugestões ótimas para quando a poeira dos primeiros meses abaixar.

Por último, você deve se atentar muito ao calendário também. Normalmente, no final do ano, os lances também ficam maiores, isso porque, os consorciados acostumam usar o 13º para incrementar seus lances.

Então, eu recomendo que você se prepare para fazer uma oferta em datas menos concorridas, como os meses de janeiro a março, já que o primeiro trimestre do ano é conhecido pelas despesas como a matrícula, material escolar, impostos, festas como o carnaval entre outras.

Vale a pena lembrar também, que para consórcios imobiliários, você pode utilizar o seu (FGTS) como lance. Assim, essa ação não vai comprometer as suas finanças mensais e pode ser um recurso valiosíssimo para a antecipação da sua carte de crédito.

No final das contas, a sua maior dificuldade vais ser se planejar, não deixar se levar pela euforia do momento e ter paciência para dar o lance ideal no momento ideal.

Contudo, é importante você sempre respeitar os seus limites, fique atento para não perder o controle e comprometer a sua renda mensal em um lance.

Todos os seus passos devem ser planejados e se adequar às suas finanças. Ou seja, todas as decisões precisam se encaixar bem no seu orçamento, sem prejudicar o pagamento das parcelas, para não colocar em risco o seu investimento.

Se você está com dificuldade, talvez, esteja precisando de ajuda especializada. Por isso, eu me coloco a sua disposição para tirar todas as suas dúvidas. Eu costumo sempre deixar um link que leva diretamente para o meu WhatsApp pessoal. Clique aqui para falar comigo: https://bit.ly/link-whatsapp-DanSilva

Lá eu vou responder qualquer dúvida que você tenha.

Bom, vou ficando por aqui, espero que você tenha gostado e semana que tem mais dicas de consorcio com essas.

Um grande abraço, fique bem!

Categorias

Veja mais